quarta-feira, 25 de julho de 2012

Livro: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres


Sinopse Skoob: Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.

Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.

Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.

Resenha: Mikael Blomkvist é um famoso jornalista e sócio da revista Millennium. Lisbeth Salander é uma espatacular hacker, pesquisadora da empresa de segurança Milton Security, diagnosticada com problemas mentais. Henrik Vanger é um idoso, dono das empresas Vanger e depois de décadas quer solucionar o caso de sua sobrinha Harriet Vanger. Harriet sumiu sem deixar vestígios. 
Mikael denunciou o dono do império Wenneström e isso lhe resultou uma condenação. Três meses no xadrez. Henrik se aproveitou disso e pediu para o seu advogado, amigo e assessor pessoal, Dirch Frode pesquisar toda a vida de Blomkvist. Frode contratou os serviços de Salander. Vanger convocou Mikael e lhe ofereceu um emprego de um ano, um trabalho simples e com um salário absurdo. Blomkvist teria apenas que escrever uma biografia completa, sem esconder detalhes, sem omitir fatos, da família Vanger. Para isso ele receberia milhões de coroas. Mas além de pedir para que ele fizesse a biografia, Henrik pediu a Mikael que tentasse solucionar o caso de Harriet. Henrik contou que Harriet desapareceu, evaporou, escafedeu-se, sumiu do mapa. Henrik dedicou décadas da sua vida tentando solucionar esse desaparecimento. Por anos Henrik acreditou que ela fora morta, mas começou a ficar em dúvida quando, todos os anos, no dia do seu aniversário, um flor chegava emoldurada. Henrik começou a desacreditar que um Vanger tinha matado Harriet quando essas flores não pararam de chgegar porque Harriet dera-lhe uma flor por ano desde seus 8 anos até o ano de seu desaparecimento, quando então já tinha 16 anos.
Muito tempo de pesquisas depois, Mikael decide que não consegue mais prosseguir sozinho e vai atrás de Frode. Dirch lhe indica a pesquisadora Lisbeth Salander. Mikael e Lisbeth trabalham juntos por muito tempo. Salander se mostra uma pessoa excepcional. Estranha, mas excepcional. Lisbeth quase nunca falava da sua vida pessoal e não fazia o tipo simpática e nem boneca Barbie. E, de repente, ela se vê atraída por Mikael Blomkvist. 
Mais ou menos em 7 meses, eles conseguem chegar a um fortíssimo suspeito - Martin Vanger, irmão de Harriet Vanger. Mikael vai até sua casa e confirma suas suspeitas, mas infelizmente Martin é mais rápido e aprisiona Mikael. Eis que sua salvadora chega. Lisbeth chegou no porão de Martin com um taco de golfe e mesmo com seus um metro e cinquenta de altura, conseguiu retardar o cara e soltar Mikael. Martin foge e Salander sai atrás dele com sua Kawasaki. Martin se joga na frente de um caminhão e morre. Mas antes de morrer Martin contou tudo a Mikael. Contou sobre todas as mulheres que torturara e matara ali naquele porão. Martin se mostrou surpreso quando Mikael lhe perguntou o que ele fizera com sua irmã.  Claro que ele não tinha dado um fim em Harriet. Depois de tudo isso, com a ajuda de Lisbeth. Mikael descobre que Harriet está morando na Austrália  e vai até lá. Harriet lhe conta toda sua história. Harriet fugiu com a ajuda de sua prima e melhor amiga, Annita Vanger. Harriet sofria maus tratos do pai e era abusada por ele e pelo irmão. Harriet matou seu pai. Não aguentava mais Martin querendo estrupa-lá todos os dias e fugiu. Então, Harriet decide voltar e morar em Hedestad com Henrik de novo. Lisbeth se apaixona por Mikael, mas se enfurece por ver ele com Erika Berger e corta todo o tipo de relação com ele. 

"De repente ela percebeu que o amor era o instante em que o coração ficava a ponto de explodir." Página 517.